Lendas encantadas do Vale do Minho

 

O río Miño entre Arbo e Melgaço, as lendas fan referencia a Melgaço, Monçao, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.

"A lenda escollida está sacada do libro  Lendas Encantadas do Vale do Minho", e nela figuran cinco lendas.

Vou a copiar a lenda

 

 

O Rei Cervo

Lenda de Vila Nova de Cerveira.

 

 

Era uma vez...

...Uma terra chea de montes, árvores e plantas muito verdinhas. Mesmo ao lado de um río vivía um grupo de cervos, animais de enorme beleza e quase mágicos. Nesta  terra ainda nâo moravam pessoas, tudo pertencia aos cervos!.

Mas os homens, que viviam em terras próximas, depressa começaram a vir para este vale, á procura de alimento para as suas familias. Os cervos tinham medo das armas dos caçadores e começaran a fugir e a esconder-se em abrigos no alto don montes! Tiveram entâo de escolher o mais forte e belo de todos os cervos para proteger a sua terra.

O escolhido foi nomeado Rei. O Rei Cervo!.

O tempo foi passando, e os cervos luitaron moito com os homens mais corajosos que se atreviam a tentar conquistar esta terra. O Rei Cervo foi comandando estas batalhas e saiu sempre vencedor! Mas os homens tambén nâo desistian de conquistar terras tâo lindas e férteis. Tantas foron as lutas, que os cervos foram morrendo, sobrevivendo apenas o velho Rei Cervo.

Certo dia um forte cavaleiro portugués achou que nâo seria um simples cervo que o ia impedir de tomar estas terras como suas! Foi ter como o cervo e dasafiou-o para um duelo. Quem vencesse, ficaria a reinar!. O Rei Cervo, que nunca tinha recusado nenhuma luta, aceitou o desafio e acabou por vencer o cavaleiro. Subiu o alto do monte, e lá ergueu a bandeira que tinha tirado ao cavaleiro. Mas, com o passar dos anos, os pobos vizinhos deixaram de ver o Rei Cervo no monte. Un grupo de valentes homens resolveu ir á procura dele e, quando finalmente o encontraram, estaba no châo, já sem vida, mais ainda agarrando ás armas e ao escudo do cavaleiro vencido!.

Com a sua morte, as terras ficaram livres e os homens apressaram-se logo a construir ali as suas casas. E assim nasceu uma vila á qual derem o nome de Cerveira, em homenagem aos cervos que viveram ali e, sobretudo, ao Rei Cervo, que protegeu tâo bem esta encantadoras paisagens!.

 

 

 

Esta é a portada do libro de Lendas:

O libriño está editado por o Novo Norte e figura o nome de Vale do Minho e a Unión Europea.

e esta a contraportada:

Nota: Non descarto poñer algunha lenda mais.

        

 

     galicia.gif (2685 bytes) Volver  lendas Miño.

 

 galicia.gif (2685 bytes) Volver lendas ríos